Ponto PrEP – Consulta descentralizada de PrEP

A Liga Portuguesa Contra a SIDA conta com uma equipa clínica composta por médicos, enfermeiros e técnicos de análises, disponibilizando consultas descentralizadas de PrEP.

 

O que é a PrEP?

 

PrEP significa Profilaxia Pré-Exposição e é uma medicação que reduz o risco de transmissão do VIH entre 95% e 100% em relações serodiscordantes. A PrEP apenas protege as pessoas em relação à infeção por VIH, pelo que o uso do preservativo continua a ser a medida mais robusta de prevenção.


Quem deve tomar PrEP?

 

De acordo com a Norma Clínica 01/2024 (Direção Geral de Saúde), “o início de PrEP ao VIH deve ser considerado em adultos e adolescentes com risco acrescido de infeção por VIH, designadamente:

a) Adultos e adolescentes que nos últimos seis meses tiveram relações sexuais sem uso consistente do preservativo e uma das seguintes condições:

  • Parceiros/as sexuais com estatuto serológico para o VIH desconhecido;
  • Parceiros/as sexuais com infeção VIH sem conhecimento sobre a monitorização da carga viral ou quando os requisitos de carga viral indetetável há mais de 6 meses e adesão ao tratamento antiviral não se verificam na totalidade;
  • Diagnóstico de Infeção Sexualmente Transmissível (IST)
  • Recurso a Profilaxia Pós-Exposição e risco continuado provável;
  • Pessoas que referem uso de substâncias psicoativas durante as relações sexuais.

b) Pessoa em situação de preconceção ou de gravidez, cujo parceiro/a está infetado/a por VIH e quando os requisitos de carga viral indetetável há mais de seis meses e adesão ao tratamento antiviral não se verificam na totalidade;

c) Pessoas que têm relações sexuais a troco de dinheiro, bens ou substâncias ilícitas e sem uso consistente de preservativos e seus/suas parceiros(as);

d) Pessoas que utilizam drogas injetadas (UDI) sem uso consistente de agulhas, seringas e outros materiais esterilizados;

e) Pessoas que se considerem elegíveis para PrEP ao VIH, mesmo na ausência de critérios nos termos das alíneas do presente ponto normativo e que, após avaliação em contexto de consulta, são consideradas em risco acrescido.”

Sendo uma medicação preventiva, a PrEP NÃO É ADEQUADA para Pessoas que Vivam com VIH. Nesse caso, a medicação indicada é medicação antirretroviral.


Como posso obter PrEP?

 

  • A PrEP está disponível, de forma gratuita, através da consulta descentralizada na Liga Portuguesa Contra a SIDA.
  • Para agendar consulta de PrEP, pode contactar-nos de segunda a sexta-feira entre as 10:00 e as 18:00 através dos seguintes contactos telefónicos:
    • Liga Portuguesa Contra a SIDA: 213479376 (custo chamada de rede fixa)

Como alternativa, pode ainda preencher o formulário abaixo:


    Antes de tomar PrEP:

     

    É necessário não ter diagnóstico clínico de VIH;

    É necessário realizar análises completas às IST (análises realizadas na Consulta Descentralizada de PrEP).

    Se houve uma possível exposição ao VIH, pode ser necessário repetir o teste após terminar o período de janela.

    Para além do VIH, existem métodos preventivos para outras IST. Podem ser administradas vacinas contra a Hepatite A e B e o HPV, mediante cumprimento de critérios.


    Tipos de PrEP

     

    Toma em regime diário:

    • Indicada para práticas sexuais frequentes ou menos fáceis de prever
    • Consiste na toma de 1 comprimido por dia, sempre à mesma hora, iniciando 7 dias antes de uma relação sexual e terminando 28 dias após a última exposição de risco.

    Toma com base nas práticas sexuais (on demand):

    • Indicada para práticas sexuais esporádicas e fáceis de prever;
    • Consiste na toma de 1 comprimido por dia, sempre à mesma hora, iniciando 24 a 2h antes de uma relação sexual com uma dose inicial de 2 comprimidos, terminando 2 dias após a última prática sexual.

    PrEP é diferente de PPE

     

    PrEP significa Profilaxia Pré-Exposição

    PPE significa Profilaxia Pós-Exposição

    A PPE é uma medicação que pode impedir a infeção pelo VIH, devendo ser iniciada o mais rapidamente possível, dentro de um período de 72 horas após um comportamento de risco. Consiste na toma de uma medicação antirretroviral durante um período de 4 semanas.

    LPCS | Ponto PrEP – Consulta descentralizada de PrEP