Unidade Móvel de Rastreios “Saúde + Perto”

 

A Unidade Móvel de Rastreios “Saúde + Perto” visa promover o acesso à prevenção, ao aconselhamento, à literacia em saúde, à realização do teste de rastreio das infeções por VIH, VHB, VHC, Sífilis e outras Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST), e adequada referenciação hospitalar, a populações mais vulneráveis a estas infeções, que habitualmente não utilizam o Serviço Nacional de Saúde (SNS) – Homens que têm sexo com Homens (HSH), Trabalhadores do Sexo e seus clientes (TS), População sem-abrigo (SA), Utilizadores de Drogas Intravenosas (UDI) e Populações Migrantes (MI).

Este projeto insere-se na área da Prevenção da Doença e Promoção da Saúde e será desenvolvido na região da Grande Lisboa (concelhos de Lisboa, Loures e Odivelas), tendo em conta a elevada taxa de incidência do VIH nestas áreas geográficas e, em articulação com centros de saúde, hospitais, autarquias, IPSS e ONG locais, numa perspetiva de complementaridade com os serviços da comunidade.

Composta por uma equipa especializada, nesta Unidade Móvel é prestada informação pré-teste e aconselhamento pós-teste. Todos os casos reativos/positivos são referenciados para os hospitais de referência.

Paralelamente, também contribui para a prevenção de comportamentos de risco, distribuindo materiais informativos (folhetos) e preventivos (preservativos masculinos e femininos e gel lubrificante).

Unidade Móvel de Rastreios "Saúde + Perto" - LPCS